O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no Tocantins apresentou uma pequena variação positiva entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, passando de 48,2 para 48,8 pontos. No entanto, o resultado permanece abaixo da marca de 50 pontos, indicando que o sentimento predominante entre os industriais tocantinenses ainda é de falta de confiança e cautela.
Os dados, divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) nesta sexta-feira (23), apontam uma piora na percepção dos empresários em relação à situação atual da economia e de seus negócios, quando comparada aos últimos seis meses. O indicador de Condições Atuais recuou de 41,5 pontos em dezembro para 41,1 em janeiro, mantendo-se significativamente abaixo da linha divisória de 50 pontos.
Expectativas x Realidade Econômica
Apesar do cenário de retração nas condições presentes, o indicador de Expectativas avançou de 51,6 para 52,7 pontos. O movimento sinaliza um otimismo moderado do setor para o próximo semestre em relação ao desempenho de seus próprios negócios, embora a avaliação sobre o cenário econômico geral continue sendo pautada pela prudência.
Ao avaliar o resultado, a técnica em pesquisa da FIETO, Gleicilene Bezerra da Cruz, destacou que ao permanecer abaixo da linha de confiança o ICEI reflete as avaliações das condições atuais e das perspectivas para a economia, comportamento observado também na pesquisa nacional.
Contexto Nacional
O comportamento da indústria tocantinense reflete a tendência do país. Na pesquisa nacional, o ICEI registrou 48,5 pontos, um patamar muito próximo ao observado no Tocantins. Mesmo superando o desempenho registrado no mesmo período do ano passado, a persistência do índice abaixo da zona de confiança reforça o ambiente de cautela que marca o início do ano para o setor industrial.
#Indústria #ICEI #FIETO #EconomiaTO #GestãoIndustrial #CautelaEconômica #RevistaCenariun
Foto: Arquivo/FIETO