A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) nomeou, nesta segunda-feira (12), o advogado Bolívar Camelo Rocha, de 97 anos, como Diretor de Valorização Histórica da instituição. Reconhecido como o advogado mais antigo em atividade no Tocantins, Bolívar passa a integrar oficialmente a diretoria da seccional em um momento marcado por emoção, reconhecimento e profundo respeito à história da advocacia tocantinense.
A nomeação simboliza não apenas a valorização da memória institucional da OAB, mas também o reconhecimento de uma trajetória marcada por décadas de dedicação ao serviço público, à Justiça e à advocacia. Ao assumir o cargo, Bolívar destacou a gratidão pelo convite e pela confiança da atual gestão.
“Neste momento, é com imensa alegria e gratidão que assumo um cargo na diretoria da OAB, a convite do presidente Gedeon, a quem sou profundamente grato pelo reconhecimento da minha dedicação ao longo de 22 anos de serviços prestados a esta instituição tão importante no cenário nacional”, afirmou.
Para o presidente da OABTO, Gedeon Pitaluga Júnior, a presença de Bolívar na diretoria fortalece ainda mais a entidade, ao incorporar à gestão a experiência e a história de um dos nomes mais representativos da advocacia no estado.
⸻
Trajetória marcada por serviços relevantes
Com atuação decisiva na consolidação institucional do Tocantins após a criação do estado, Bolívar Camelo Rocha ocupou funções estratégicas tanto no Executivo quanto no Judiciário. Em 1989, ano da criação da capital tocantinense, então com sede inicial em Miracema, foi nomeado Diretor da Secretaria de Indústria e Comércio. No mesmo ano, assumiu o cargo de Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Tocantins, por nomeação do então presidente da Corte.
Em 1990, atuou como Assessor Jurídico do Desembargador Souza, durante o exercício da Presidência do Tribunal de Justiça. Já em 1993, exerceu a assessoria jurídica do Desembargador José Neves, quando este presidia o TJ-TO. Em 1995, foi Assessor Jurídico do Desembargador Antônio Felix Gonçalves, participando ativamente da campanha do programa Comunidade Justiça e Ação, iniciativa voltada à aproximação do Judiciário com a sociedade.
No campo da magistratura alternativa, foi nomeado, em 1996, por decreto judicial do Tribunal Pleno, para exercer o cargo de Juiz Leigo, iniciando suas atividades na comarca de Porto Nacional. Dois anos depois, foi removido para a comarca de Palmas, onde permaneceu até atingir a aposentadoria compulsória. Ao longo da carreira, também exerceu por oito anos a função de Juiz Árbitro e, por quatro anos, atuou como Juiz Conciliador Árbitro da 1ª Corte de Conciliação e Arbitragem de Palmas.
⸻
Legado humano e espiritual
Durante seu discurso, Bolívar Camelo Rocha ressaltou que sua trajetória vai além dos cargos ocupados, deixando um legado de valores e ensinamentos para a família e para todos que conviveram com ele ao longo da vida.
“Ao longo da minha trajetória, deixo um legado de valores e aprendizados para meus filhos, netos, irmãos, parentes e amigos e, especialmente, à minha saudosa e querida companheira Bárbara, que esteve ao meu lado em todos os momentos, com apoio incondicional, principalmente nos períodos mais difíceis”, declarou.
O novo diretor também destacou a fé como elemento central de sua caminhada pessoal e profissional. Segundo ele, a busca constante por conhecimento, planejamento, disciplina e trabalho em equipe foi determinante para os resultados alcançados ao longo dos anos.
“Sempre busquei seguir o caminho traçado por Deus, que me guiou por diversas experiências e desafios, exigindo constante capacitação e crescimento”, afirmou, acrescentando que a formação de equipes qualificadas e comprometidas foi fundamental em sua atuação.
A nomeação de Bolívar Camelo Rocha reforça o compromisso da OAB Tocantins com a preservação de sua memória institucional e com o reconhecimento daqueles que ajudaram a construir a história da advocacia e da Justiça no estado.
Da Redação com informações: ASCOM OAB/TO
Foto: ASCOM OAB/TO