A Prefeitura de Araguaína dá o pontapé inicial para a construção do Parque Raizal nesta quinta-feira (19). As equipes municipais começam a mobilização nos setores Raizal, Tereza Hilário e Morada do Sol para orientar os moradores sobre o cronograma de obras, que deve entrar em fase de construção efetiva em março. O projeto, orçado em R$ 4,8 milhões, promete transformar a região com foco em lazer e preservação ambiental.
O novo parque seguirá o modelo de sucesso do Parque Cimba, ocupando uma área superior a 27 mil metros quadrados. Além de ser uma opção de entretenimento, a obra tem um papel ecológico fundamental: a preservação das margens e da nascente do córrego Raizal através da implantação de uma bacia de detenção de águas pluviais.
Estrutura Lazer e Esporte:
- Pista de caminhada e ciclovia;
- Playground e academia ao ar livre;
- Campo de futebol e quadra de vôlei de areia;
- Áreas de convivência e bloco administrativo.
Devido ao uso de máquinas pesadas e intervenções estruturais, a prefeitura iniciará visitas domiciliares para esclarecer dúvidas sobre interdições de vias e adequação de calçadas. O coordenador do projeto, Cid Forghieri, destaca que o acompanhamento será constante para reduzir os impactos às famílias. A orientação é que moradores registrem qualquer alteração estrutural em suas casas caso notem vibrações incomuns durante os trabalhos.
O Parque Raizal é uma das 20 obras previstas no mega programa Águas de Araguaína, que soma mais de R$ 364 milhões em investimentos, financiados em grande parte pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). Desde 2020, o programa já concluiu 11 frentes de serviço e gerou mais de 1.500 empregos diretos na cidade.
Com previsão de entrega total até o final de 2026, o Parque Raizal consolida a estratégia de Araguaína em aliar saneamento integrado com espaços de convivência urbana. A iniciativa não apenas valoriza os imóveis da região sul, mas ataca problemas históricos de drenagem, oferecendo uma solução sustentável para a preservação dos recursos hídricos municipais.
#RevistaCenariun #Araguaína #ParqueRaizal #ÁguasDeAraguaína #Infraestrutura #Urbanismo #Tocantins #Saneamento #Lazer #MeioAmbiente
Foto: Divulgação