O Procon Tocantins alerta os consumidores sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinou, de forma preventiva, a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé, em razão do risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
A medida foi oficializada por meio da Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira, 7, e envolve produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricados pela empresa Nestlé Brasil Ltda. (CNPJ: 60.409.075/0001-52).
Riscos à saúde
De acordo com a Anvisa, o consumo de alimentos contaminados por cereulide pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia, condição caracterizada por sonolência excessiva, lentidão nos movimentos e no raciocínio, além de dificuldade de reação, especialmente em bebês e crianças pequenas.
Orientações ao consumidor
O Procon Tocantins orienta que os consumidores que tenham adquirido algum dos produtos incluídos na medida:
• Suspendam imediatamente o uso das fórmulas;
• Entrem em contato com os canais oficiais de atendimento da Nestlé para obter orientações sobre devolução ou substituição do produto.

Os contatos disponibilizados pela empresa são:
📧 falecom@nestle.com.br
📞 0800 761 2500 (atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana).
Em caso de dúvidas ou denúncias relacionadas à comercialização de produtos proibidos, os consumidores também podem procurar o Procon Tocantins.
Foto: divulgação/ imagem da internet
Por Redação/ com informações Secom Governo do Tocantins