O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026, a ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras de engenharia civil para a duplicação da rodovia estadual TO-222, no perímetro situado entre o município de Araguaína e o Distrito de Novo Horizonte. O projeto de infraestrutura logística receberá um aporte de recursos públicos globais de R$ 62,8 milhões, integralmente financiados pelo Tesouro Estadual. A intervenção governamental visa mitigar gargalos históricos de mobilidade na malha viária e diminuir os índices de sinistros de trânsito na Região Norte.
O planejamento executivo gerido pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) compreende intervenções ao longo de um trecho de 13,1 quilômetros de extensão. Os serviços técnicos contratados englobam a duplicação das faixas de rodagem existentes, a restauração completa da antiga base asfáltica degradada, a implantação de novos sistemas de drenagem pluvial profunda e superficial, além da pavimentação asfáltica complementar. A TO-222 opera como uma das principais artérias de conexão rodoviária do interior, absorvendo uma alta densidade diária de veículos de carga e passeio.
Expansão comercial urbana e fortalecimento do escoamento agrícola
A modernização física da rodovia estadual acompanha o ritmo de expansão imobiliária e comercial da mancha urbana de Araguaína, otimizando as dinâmicas de deslocamento diário de trabalhadores urbanos, estudantes e frotas de transporte público intermunicipal. No segmento econômico, a via cumpre papel estratégico como elo de ligação entre as propriedades rurais de médio e grande porte, as agroindústrias locais e os terminais logísticos de cargas de grãos e carne bovina, reduzindo o custo operacional do frete rodoviário regional.
Representantes da administração municipal e lideranças do comércio dos bairros vizinhos à rodovia apontaram que a ampliação da capacidade de tráfego deve estimular a atração de novas frentes de investimentos empresariais e industriais ao longo das margens do trecho duplicado. O redesenho geométrico das pistas incluirá dispositivos de retorno e sinalização horizontal e vertical atualizadas para disciplinar a velocidade de fluxo e conferir maior proteção para a travessia de pedestres e circulação de motociclistas.
Alinhamento do plano plurianual de investimentos rodoviários
A duplicação rodoviária em Araguaína faz parte do conjunto de metas inseridas no plano plurianual de investimentos do Governo do Tocantins, que mantém canteiros de obras ativos em rodovias estratégicas de escoamento de safras em diferentes microrregiões do estado. As empresas responsáveis pelo consórcio executor iniciarão a mobilização de maquinários pesados e a contratação de mão de obra operacional de forma imediata na próxima semana, seguindo os cronogramas técnicos monitorados pela equipe de engenharia da Ageto.
As diretorias de fiscalização da agência de infraestrutura realizarão vistorias periódicas para averiguar a conformidade dos materiais aplicados nas camadas de sub-base e revestimento da pista. As rotas alternativas de trânsito e os desvios provisórios necessários durante o período de execução das frentes de trabalho serão amplamente divulgados para os motoristas pelos canais oficiais de tráfego.
Fonte: Leydiane Lima / Governo do Tocantins
Foto: Ademir dos Anjos / Governo do Tocantins / Divulgação
#TO222 #WanderleiBarbosa #Araguaína2026 #DuplicaçãoTO #InfraestruturaTO #AgetoTocantins #MobilidadeUrbana #LogísticaNorte #GovernoDoTocantins #RevistaCenariun